sábado, 29 de setembro de 2007

Bancários param e apenas os caixas eletrônicos funcionam

JACQUELINE SANTOS
Os bancários da Paraíba paralisaram as atividades durante todo o dia de ontem e prometem deflagrar greve por tempo indeterminado na próxima quarta-feira, dia 3, caso as negociações relativas à política de recuperação salarial não avancem. No Banco do Brasil, localizado na Praça 1817, no centro de João Pessoa, os clientes puderam fazer apenas as transações disponíveis nos caixas de atendimento eletrônico. Em João Pessoa, cerca de mil funcionários ficaram de braços cruzados ontem. A finalidade do protesto, segundo a diretoria do Sindicato dos Bancários em João Pessoa, consiste em pressionar os banqueiros a apresentarem uma nova proposta para a categoria. Os bancários pleiteiam um reajuste salarial de 10,3%, enquanto os bancos estão oferecendo 4,82%.
Ontem, por ser final de mês, o sindicato liberou o atendimento automático. “Mesmo com a paralisação, o auto-atendimento está aberto porque a clientela depende do serviço para transações mais comuns, como consulta a saldos, extratos e efetuar pagamento e saques. No entanto, durante a mobilização, já definida para ter início na próxima quarta-feira, o sistema de atendimento automático também não poderá ser acessado pelos clientes”, garantiu o secretário-geral do Sindicato dos Bancários em João Pessoa, Marcos Henrique Silva.
Segundo o sindicalista, além da revisão salarial, os bancários reivindicam uma maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das empresas. A proposta da categoria é que esses valores sejam referentes a dois salários brutos somados a R$ 1,5 mil. “Os bancos estão angariando lucros exorbitantes e não os dividem nem com os bancários, nem com os clientes. Ao contrário do que devia acontecer, os banqueiros estão promovendo uma precarização das relações dos trabalhos, reduzindo o número de funcionários, o que resulta no aumento das filas, além de cobrar tarifas absurdas dos consumidores”, avisou. Os funcionários reivindicam também o fim do assédio moral praticado pela maioria das agências bancárias.


http://jornaldaparaiba.globo.com/

Nenhum comentário: